sexta-feira, 14 de junho de 2019

Visita à Cervejaria De Koninck, Antuérpia, Bélgica.

Inaugurada em 1833, a cervejaria De Koninck é a única em atividade na cidade nos dias de hoje, sendo o segundo comércio mais antigo, perdendo somente para o Zoo.


Brasão da cervejaria De Koninck

Segundo história, no limite da cidade existia uma pousada chamada De Plaisante Hof (O Jardim Feliz), que apesar do nome agradável, ficava situada na frente do campo de forca, onde assassinos e outros criminosos eram enforcados. Nessa fronteira entre Antuérpia e Berchem, em frente ao De Plaisante Hof, havia um posto de pedra mostrando uma mão posta que servia de sinal para os comerciantes que entravam na cidade pagarem pedágio. Este 'pedágio' agora aparece no escudo verde do lado direito da Cervejaria De Koninck. Essa mão agora está na própria cervejaria, que também é reconhecida como o símbolo da cidade de Antuérpia, cujo nome é derivado dos holandeses de 'mão'.

de hand

O centro de visitantes foi inaugurado no verão europeu de 2015, é uma atração com recursos audiovisuais modernos muito bem elaborados. A visita é auto-guiada e inclui degustação da cerveja lá feita.

Prédio da cervejaria

A cervejaria não fica no centro da cidade, é necessário se deslocar alguns minutos utilizando o transporte público, bicicleta alugada ou mesmo um táxi.

Domo de copos

Ao chegar no prédio, que está totalmente integrado à compacta cervejaria, fui recepcionado, recebi uma breve explicação de como funciona a visita e já iniciei em seguida. Logo no início existe um domo decorado com o copo símbolo da cervejaria, o Bolleke, onde é apresentado um vídeo com história e curiosidades da De Koninck.

Itens antigos

Itens antigos

O tour segue por várias pequenas salas, já que se trata de um prédio antigo, com vários itens antigos e outros mais atuais da cervejaria, como esse veículo de entrega acima, barris de madeira e outros equipamentos.

Bar cenográfico

Bar cenográfico


A parte que fiquei mais impressionado foi este bar cenográfico onde os quadro são personagens da história da cervejaria, políticos e habitantes ilustres. O quadros são animados e interagem entre si, conversam, discutem e depois ficam estáticos aparentando apenas quadros normais. Você pode sentar e degustar sua cerveja vendo isso acontecer, muito legal.

Bar self-service para degustação

Moeda para ativar a torneira

Neste próximo ponto você utiliza a moeda que recebeu na entrada para encher seu copo, sendo tudo automatizado, você só consegue encher a quantidade do copo. A cerveja disponível no dia de minha visita era a Tripel D'Anvers, que não é a mais tradicional da cervejaria, a cerveja mais conhecida é a APA (Antwerpen Pale Ale, na verdade uma Belgian Pale Ale) e que não tem relação com a APA - American Pale Ale.

Finalizando o tour está a sala das marcas do grupo no qual a De Koninck pertence, a Duvel Moortgat Brewery. Ali encontrei várias cervejas belgas conhecidas:

Cervejas De Koninck

Rótulos da La Chouffe

Rótulos da Maredsous

Rótulos da Vedett

Rótulos da Duvel

O tour passa por vários corredores no interior do prédio, inclusive com vista para a fábrica onde é possível ver a cozinha e alguns tanques de fermentação e maturação. Termina no bar da fábrica onde estão disponíveis vários rótulos on tap, muito bom.

Fim do Tour

Bar da cervejaria De Koninck

Ao sair da cervejaria aproveitei que estava fora da região central da cidade para procurar um restaurante menos frequentado por turistas. Além de serem mais baratos, restaurantes frequentados por locais costumam oferecer itens mais genuinamente locais. Andei umas duas quadras e encontrei um café onde tomei uma outra cerveja que não conhecia e pedi um "Mushroom Omelette" de refeição:

Mushroom omolette

Cerveja Corsendonk no De Merode


Restaurante: Taverne-Restaurant De Merode

Locais bebendo e colocando a conversa em dia

Como chegar: De Bruxelas, pegar trem para Antwerpen Centraal Station, depois para o centro usar o Tram 9 ou 15. Do centro para a De Koninck usar o Tram 15 ou 7. Da Estação central direto para a De Koninck usar o Tram 15, 2 ou 6.
Preços: Tour na De Koninck: 14 euros. Refeição com cerveja no De Meronde: 13 euros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário