sábado, 15 de junho de 2019

BeerWalk, Tour cervejeiro em Gante, Bélgica

Junto com chocolates, batatas fritas e waffles, a cerveja é um produto típico da Bélgica. Muitas lojas de souvenires tem uma seção com dezenas e até centenas de rótulos e copos a disposição pois sabem que a procura dos turistas por itens relacionados à cerveja é grande. O setor de turismo também entrou na onda e já existem empresas totalmente voltadas para essa área, como a que promove essa "caminhada cervejeira" na cidade de Ghent, que fica a menos de uma hora de trem da capital Bruxelas.

A Beer Walk na verdade, promove esse evento em sete cidades da Bélgica e é especializada no assunto, possui um copo oficial para o passeio e até tem uma cerveja exclusiva que só pode ser degustada pelos participantes da caminhada.


Copo oficial do Tour

Em Ghent, o passeio inicia na frente à prefeitura, onde no interior de um restaurante, numa sala exclusiva, o nosso guia, Patriek, faz uma introdução, conta sobre a história da cerveja na Bélgica e serve a primeira rodada que é de uma cerveja exclusiva do tour, feita por uma pequena cervejaria local.

Prefeitura de Ghent

Esta é a charmosa sala onde o tour começa, que já foi uma área de fumantes, sala de jogos e um cômodo residencial:



Depois das explicações iniciais e de terminarmos a primeira degustação, que é do estilo Belgian Pale Ale, iniciamos a caminhada pela cidade com paradas em pontos históricos entre uma degustações e outra.

Dulle Griet

Um dos pontos é onde está em exposições o Dulle Griet, esse canhão medieval que foi forjado em Mons, outra cidade belga na primeira metade do século 15, junto com outros dois, sendo que um deles está em Edimburgo e o último foi para França mas está desaparecido.

Em outra parada degustamos um rótulo já mais conhecido de um estilo bem típico belga, uma Belgian Blond Ale. Nessa parada o guia explica um pouco também sobre os outros estilos belgas.

Belgian Blond Ale da Augustijn
Não muito longe dali, mesmo porque a parte histórica da cidade é bem compacta, passamos pelo castelo Gravensteena, construído sob o reinado de Arnulf I (890 - 965), e o castelo atual data de 1180 e foi residência dos Condes de Flandres até 1353. Já foi também um tribunal, prisão e até uma fábrica de algodão.

Castelo Gravensteena, de 1180


A cidade de Ghent (Gante em português), mistura muito o antigo com o moderno pois se esforça para preservar a história através de suas construções, o que nos faz vermos cenas como essa, de muito contraste:

Tram, entre os prédios antigos de Ghent.

Um dos pontos altos do passeio é a parada para a degustação da cerveja envelhecida Slaapmutske, cerveja do estilo tradicional Flemish Old Ale, uma sour escura envelhecida.



Passeio muito bacana, recomendado, ainda deu tempo no final para um lanche que gosto muito:

Bratwurst

Site da empresa: Site da BeerWalk
Valor: 39 euros.
Como chegar: de Bruxelas, das estações Midi, Centraal ou Nord, pegar trem para Gent-Sint-Pieters e depois pegar o Tram (Bonde) número 4 para o centro histórico. A locomoção no centro de Ghent é toda a pé pois é bem compacta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário